b85

EDUCAÇÃO

A Medicina do Estilo de vida é fundamentada em uma base sólida de evidências científicas, muitas das quais já são conhecidas há muito tempo.

Desde estudos como o Seven Countries Study (en.wikipedia.org/wiki/Seven_ Countries_Study), conduzido entre as décadas de 50 e 60, até grandes estudos atuais como o EPIC (http://epic.iarc.fr), muitas publicações de qualidade demonstram como intervenções específicas em alimentação, atividade física, saúde do sono e redução do consumo álcool e tabaco podem ter efeitos profundos na saúde, muitas vezes superiores aos tratamentos medicamentosos mais comuns.

Como foi enfatizado pela Organização Mundial de Saúde neste documento (www.who.int/ncds/management/time-to-deliver/en), indivíduos, comunidades e países devem direcionar seus esforços e recursos para uma abordagem preventiva baseada em evidências científicas sólidas, visando reduzir a tendência progressiva de aumento de obesidade e de mortalidade precoce por doenças crônicas não transmissíveis.

Existe uma grande variedade de referências disponíveis online, além de cursos, livros e filmes sobre o tema. Tentaremos listar aqui alguns dos mais importantes.

Para começar a investigar o tema recomendamos as seguintes fontes

Lifestyle Medicine
Standards

Lifestyle medicine potential for reversing a world of chronic disease epidemics: from cell to community

CURSOS

Lifestyle Medicine Board
Review Course

NUTRIÇÃO

Nutrition
Facts

ATIVIDADE FÍSICA

World Health
Organization

Tabaco e álcool

Diretrizes para Cessação
do Tabagismo

Saúde do sono

Associação Brasileira de
Medicina do Sono

FILMES

Forks Over
Knives